×

Roteiro de um dia em Sintra, Portugal

Foto tirada por mim mesma

Roteiro de um dia em Sintra, Portugal

Vai visitar essa charmosa cidade portuguesa? Então venha ver esse roteiro de um dia em Sintra!

Quando eu fui, eu fui de trem (comboio em Portugal) e é a forma mais indicada para chegar, pois o acesso aos carros na vila é um pouco compliado. O trem parte da estação Rossio, que fica no centro de Lisboa. O bilhete pode ser comprado diretamente na estação, compre também o bilhete de volta, pois irá evitar fila na estação de Sintra. Cada passagem custa 2,4 euros e você pode ver os horários nesse site oficial dos comboios de Portugal.  

Se ainda não tomou café (pequeno almoço em PT), pode ir no Café Saudade, muito famoso na vila. 

A vila tem muitos pontos túristicos e os príncipais são: Castelo da Pena, Quinta da Regaleira, Castelo dos Mouros e Castelo de Monserrat…

Eu fui no Castelo da Pena e na Quinta da Regaleira.

Castelo da Pena  Foto tirada por mim mesma

Comecei pelo Castelo da Pena, eu fui de ônibus (autocarro em PT).  É possível chegar a pé, é cerca de 1 hora de caminhada, mas eu não tinha essa disposição. Vou deixar aqui o site com indicações das trilhas. De ônibus é bem fácil, ao sair da estação, vá para o lado direito, permanencendo na mesma calçada, o ponto de ônibus fica do lado da estação de trem, é a linha 434. O bilhete custa 13,5 euros e pode usar durante 24 horas em Sintra, quantas vezes quiser. Também pode comprar só a ida, que custa 4,55 euros (caso deseje descer a pé). O percurso dura cerca de 30 minutos

A entrada no Castelo da Pena custa 20 euros para adultos (18-64 anos), 18 para jovens (17-6 anos) e para crianças e adultos acima de 64anos, a entrada é gratuita. Para quem é residente em Portugal, a entrada é grátis aos domingos e feriados, basta levar um comprovante que vive no país.

O Castelo da Pena é lindo, dependendo das condições climáticas de Sintra, é possível vê-lo da parte baixa da cidade. Para entrar no Castelo chegue com alguns minutos de antecedência, eles não deixaram entrar antes, mas tome cuidado para não se atrasar. Antes de chegar no Castelo tem o jardim e é possível ficar horas naquele lugar. Tire muitas fotos e aproveite, não é todo dia que entramos em um Castelo.

Um pouco da história do Castelo de acordo com o site oficial: ” A história deste local mágico remonta ao século 12, quando D. Manuel I ordenou a construção de um Mosteiro, denominado Real Mosteiro de Nossa Senhora da Pena. Em 1755 o terramoto que atingiu Lisboa deixou o mosteiro praticamente todo em ruínas, e só em 1836 quando a Rainha Maria II se casou com Fernando II, estas ruínas e os terrenos que rodeiam a propriedade foram adquiridos pelo Rei, pois apaixonou-se por Sintra. Fernando II era conhecido como Rei-Artista. Como colecionador, ele plantou espécies arbóreas de todos os continentes ao longo do Parque da Pena, transformando estes 85 hectares no mais importante viveiro existente em Portugal”

Após o passeio, volte para Sintra, pegue o ônibus na mesma calçada onde desceu, porém mais para baixo. Chegue por volta da hora do almoço na vila e escolha onde comer ou leve um lanche, como eu fiz. 

Algumas opções são:

Algumas opções recomendadas são:

  • Tascantiga: tapas portuguesas em ambiente acolhedor.
  • Cantinho Gourmet: pratos típicos e bom custo-benefício.

Depois do almoço, experimente os doces típicos:

  • Travesseiros e Queijadas de Sintra, que podem ser encontrados na famosa Casa Piriquita.

Quinta da Regaleira

A partir do centro de Sintra, é possível ir caminhando até a Quinta, cerca de 20 minutos. O bilhete para entrar custa 12 euros(2024), mas em 2025 custará 15 euros. E na Quinta, os residentes em Portugal não tem gratuidade aos domingos e feriados. 

Quinta da Regaleira é meu lugar favorito de Sintra, é um lugar mágico. Explore os jardins que são cheios de mistério, as grutas e os túneis secretos. O destaque fica para o Poço Iniciático, uma escadaria em espiral que parece saída de um filme.

Então, depois de ver tudo isso, chegou a hora de voltar.

Caso sobre um tempinho, pode visitar o museu interativo no centro da cidade chamado Mitos e Lendas, a entrada custa 4 euros e vale a pena. 

Bom passseio!

Publicar comentário

You May Have Missed